10/06/19

O meu corpo é real!






Se tu pudesses contar a tua história através do teu corpo ou do teu guarda-roupa, o que dirias por ti?
Por mais estranha que pareça esta pergunta, já paraste para observar, como as nossas escolham falam muito sobre nós? Seja para esconder ou revelar algo, sempre temos uma intenção por detrás da escolha que fazemos para cobrir ou destapar o nosso corpo. Quem nunca se viu ao espelho sonhando ter um determinado corpo? Ou a não ter aquela gordorinha localizada? Ou até mesmo, em certos casos, ter mais peso?
Nunca estamos bem com o que temos e não culpo ninguém por isso! Desde pequenos, que somos ensinados a nos desvalorizar, fase ao que é o estereótipo de ''bonito''. Que dizermos: ''Isto fica-me mesmo bem'' ou ''Hoje estou num dia bom'' é mau, porque nos torna convencidos e arrogantes.
No auge dos meus 20 anos, muito me move e me impacta a ser quem sou, só pela simples vontade de fazer e realizar.

Durante 9 longos anos, sempre me convenci que era feia, burra, uma péssima pessoa e gorda! 

Algo que hoje em dia ultrapassado, deixa marcas, com simples gestos. Mas, não querendo fugir ao assunto, explico-vos porque decidi abordar este tema. Em conversa, com várias pessoas, percebi o quão frágil pode ser a imagem de uma mulher! Não só o que ela pode transmitir às outras pessoas, mas a imagem que ela tem e cria de si mesma. Estamos a ser criadas numa era digital, onde o bonito é falso, onde o photoshop nos deixa mais bonitas e a vida torna-se cor de rosa. O que nunca é possível, porque a vida é mesmo assim, com altos e baixos, mas infelizmente as pessoas só querem mostrar  o melhor da vida delas, mesmo que para isso implique por outras pessoas em baixo. Já repararam o quão frágil é a nossa autoconfiança? Como algo nos pode abalar num ápice?




Com 20 anos e 1,62 de altura nunca tinha pesado mais de 65kg, apesar de nunca me ter importado e parado para pensar sobre os outros corpos. Infelizmente, com uma doença diagnosticada a Novembro de 2018, e consequentemente ter de tomar medicação à base de cortisona e bilastina (duas das substâncias que fazem as pessoas inchar e ganhar o dobro do peso) fui para os 80kg e, como podem imaginar foi muito complicado para mim. Saber que em 6 meses ganhei 15kg devido a uma medicação, que supostamente serviria para me ajudar, revoltou-me imenso! Nunca me preocupei com o peso, isso é facto, mas sempre tive cuidado com o que comia, pois a minha família têm tendência a engordar e era algo, que definitivamente, não queria para mim.
Com o aumento do peso, vieram as suas consequências. Comecei a sentir dificuldade em andar, coisa que nunca tinha sentido, dificuldade em respirar, os ataques de asma frequentes, arritmias cardíacas mais frequentes e acima de tudo, deixei de me olhar ao espelho.
Passei de uma pessoa vaidosa a desleixada e só aí podemos ver a influência do peso numa pessoa!

Claro que com o passar do tempo, e como não sou uma pessoa de baixar os braços, fui aceitando tudo o que estava a acontecer comigo e tentando arranjar uma solução. Várias vezes fiquei frustrada, porque fazia dieta, fazia exercício físico mais regularmente e não via efeitos, até me explicarem que esse processo seria muito demoroso para se obter resultados. Hoje aceito aquilo que vejo no espelho e compreendo que é só uma fase, que há de passar. Há sempre uma solução para tudo!
Compreendi, realmente, o que é ser uma pessoa com todos os seus defeitos e amar isso.  Aliás, se não fosse esta fase, eu nunca teria tido a ideia de falar sobre este assunto no blog, e só aí já estou agradecida por poder partilhar a minha história. Infelizmente, apesar de o meu peso ser influência de medicação, hoje em dia e cada vez mais o corpo e a aparência são temas bastante frágeis
A confiança nunca foi o meu forte, mas fui construindo com o tempo e acho que é um excelente exercício para TODOS NÓS! Temos de nos aceitar tal como somos e de perder o medo ao espelho!

Mas agora pergunto-me...
Como é que tu vês o teu corpo e encaras o espelho?
Pode ser uma pergunta banal, mas acredita que para além de te fazer pensar e refletir, no fundo vais saber bem como estará a tua autoconfiança e a relação com o teu Eu Físico!
E agora deixo-vos com mais uma dica...




Quem sabe se haverá uma pessoa que precisa destas palavras.
Gostavam que abordasse temas, mais relacionados com o corpo e mente humana?












16 comentários

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Eu sempre te conheci assim : linda, leve e solta <3
    ÉS LINDAAAA <3
    Se tivesses uma imagem alternativa sem nomes feios, compartilho com gosto <3
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
  2. essa desconstrução da imagem distorcida que temos do nosso corpo é mt importante, temos que nos amar como somos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Temos uma imagem tão distorcida de nós mesmo que acabamos por não nos amarmos tal e qual como somos!

      Eliminar
  3. Quando a autoestima é baixa, acabamos deixando outras pessoas nos abalar com comentários desagradáveis. Não é porque alguém te diz que você é algo, que realmente seja. Quando você reconhece a si mesmo, sabe se a pessoa está falando a verdade ou apenas querendo te diminuir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nathália, concordo plenamente com o que escreveste, porém às vezes nem nós próprias temos uma imagem construída de nós e, por isso achamos que o que os outros dizes é a única verdade, o que complica mais as coisas.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu sou magro, mas teve uma época que engordei 10kg por causa de um remédio que eu tomava. Isso mexeu muito com minha autoestima :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita como te compreendo, mas tem que se superar! Confia em ti

      Eliminar
  5. Tomei cortisona desde muito nova devido à asma. Engordei imenso. Atualmente peso ainda muito, embora esteja a perder peso. Contudo, é uma batalha enorme em que se desanimarmos não tem volta. Temos de começar tudo de novo, over and over again. Claro que desmotiva, mas se colocarmos na cabeça que vamos conseguir, tudo correrá bem.
    Levei muito tempo a aceitar o meu corpo e a ter a autoestima que tenho hoje, mas felizmente agora consigo olhar-me no espelho sem desdém e sem chorar. Identifiquei-me muito contigo!
    Beijinho

    www.dezoito.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carolina, também tenho asma e nunca tomei doses tão grandes de cortisona como estou a tomar agora. Sim, é frustrante ver que o nosso esforço não esteja a resultar e a mostrar efeitos, sei bem o que é isso. Mas não podemos baixar os braços, é uma luta constante gostar de nós!
      Obrigada pelas tuas palavras, reconfortaram-me pois não sou a única.

      Bejinhos

      Eliminar
  6. Adorei o post querida :D
    Efectivamente temos de nos aceitar tal como somos :D
    Beijinho grande *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço das tuas palavras, as minhas querida

      Bejinhos

      Eliminar
  7. se alguem me ver sem roupa vão ver que se vc batalhar vc consegue ganhar eu tenho varias cicatrizes de varias cirurgias arranhoes de depressao e muitas outras coisas

    no meu blog eu conto um pouco da minha história www.smanoella.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um tem a força de um leão! Só precisa de aprender a usar

      Eliminar
  8. Oiiiii! Esse processo de desconstrução de tabus e de aceitação acho muito difícil! Eu passei sete anos em academia, treinos e hoje não mais. Nossa, minha mente briga comigo mesma, confesso. Por mais que eu queira saúde também, fico brigando comigo mesma para não me punir quando como algo que gosto sem me importar com paradigmas corporais que a sociedade tenta nos impor. Até mesmo pelo fato de que eu amo comer! Rsrs. Tenho buscado a minha felicidade! E fico feliz que você também!
    Beijos carinhosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oiii! Não nunca estamos satisfeitos com o que temos, mas chega um dia que te fartas e queres meter mãos à obra
      Bejiinhos

      Eliminar

.