15/07/19

WC Feminino: Assédio não é Elogio!



Para quem é novo no blog, ou não me conhece, quero-me apresentar!
Sou a Nádia Matos, de 20 anos, criadora de conteúdo criativo e acima de tudo Feminista! E porquê? Porque EU, e todas as MULHERES temos direito de lutar pela igualdade de géneros. E esqueçam os mimimis que comigo não funciona. Acho que cada pessoa tem um pensamento, em relação, a toda uma sociedade, mas  por vezes e por preguiça, tem medo de remar contra a maré e de mostrar o que realmente pensa. Comigo não é assim! Eu penso, eu reflito e no fim, acabo por falar.
E todos devíamos ser assim. Olhar não só para os nossos interesses, como também para os interesses das pessoas que nos rodeiam, ou simplesmente, pensar na existência delas.

Hoje lanço uma nova Rubrica no Blog, WC Feminino!
Uma mistura de conversas, entre várias mulheres, com as suas visões e perspetivas diferentes, mas no fundo similares.
Uma conversa fluída e descontraída, pelos direitos de todos e, com o objetivo de mostrar que se o Homem pode a Mulher, ainda mais! Afinal, a casa de banho, sempre foi o conforto para o grande encontro de Mulheres. Principal prioridade: por a conversa em dia, enquanto se vêm ao espelho.
Para grande abertura desta Rubrica, que estará bastante presente, falaremos sobre o Assédio NÃO ser Elogio.
Hoje, faremos as mesmas 4 perguntas para todas as Mulheres e comparamos as respostas finais.
No final teremos sempre a opinião ANÓNIMA de um Homem.
Será que elas pensam todas iguais?

Vamos conhecer, um pouco, sobre as grandes quatro Mulheres, escolhidas, para este início.




Olá, sou a Andreia e tenho 20 anos. Estudei Design de Moda, mas neste momento estou a trabalhar noutra área. Sou criadora de conteúdos, sendo escritora e fundadora do Blog Throwalense. Sou Feminista e defensora dos Direitos Humanos. Adoro ler, ver séries e filmes. Recentemente, descobri um amor enorme por viajar e pretendo fazer mais viagens por Portugal e pelo Mundo. Adoro descobrir novas culturas e novas maneiras como as pessoas vivem.

O meu nome é Beatriz, mas os mais próximos tratam-me por Bea ou Bicas. Tenho 19 anos e sou nascida e criada perto das águas frias do Norte. Os meus gostos pessoais divergem ao longo da minha existência. Estou a explorar o curso de Psicologia, o que me ajuda a questionar tudo. Sou feminista e quero ajudar a romper as barreiras que possam existir sobre a repressão dos géneros.

Olá, sou a Gabriela, tenho 16 anos, mas considero-me uma mulher com bastante maturidade. A minha maior paixão é dançar e sou do Sporting. As minhas cores favoritas são preto e branco, verde e amarelo. Sou muito sincera,genuína e leal. Estou no 12º ano, nunca reprovei e confesso que tenho medo de Palhaços e do escuro eheheh.

Sou a Ricarda, tenho 21 nos. Sou licenciada em Comunicação e Media. Neste momento estou a tirar uma formação noutra área. Nos meus tempos livres, sou BookTuber, amante de fotografia e devoradora de séries. Tenho, também, um amor incondicional por animais, maioritariamente gatos. Adoro viajar. Recentemente, descobri viajar é uma das coisas que eu mais quero fazer na vida. Espero um dia, poder dar a volta ao Mundo Inteiro, ou pelo menos parte dele.



1. Já tiveste algum momento ou situação, onde um Homem te ''elogiou'' e era um elogio porco? Se não, o que se deve fazer para evitar que isso aconteça? Ou é sorte?


ANDREIA:
Já, demasiadas vezes, e nem devia acontecer. Penso que não haja sorte ou maneira de evitá-lo, durante muito tempo senti-me insegura de usar certos decotes ou peças de roupa. Tudo para não receber elogios ''porcos'', com o tempo apercebi-me que não interessa o que visto, os comentários aparecem na mesma.





BEATRIZ:
Infelizmente, já passei por situações que me deixaram super desconfortável, isto derivado aos ''supostos'' elogios, sendo que todos foram de cariz sexual. Elogios esses que não foram pedidos e ficava muito bem sem os ter recebido. São acontecimentos, que por muita pena, não se consegue evitar.







GABRIELA:
Sim, já tive. Infelizmente, foram acontecimentos bastante maus e que me marcaram, por isso, desculpem-me, mas prefiro nem sequer tocar no assunto.
Homens, cresçam!






RICARDA:

Penso que sim, aliás não diria ''porco'', mas já me ''elogiaram'' de uma forma que não gostei. Abordaram-me enquanto estava a andar a pé e assobiaram, entre outras coisas, que nem se deve comentar. 






2. Define o que é para ti um Elogio e Assédio.


ANDREIA:
Existe uma linha entre o assédio e o elogio, e bastante grande. Elogio é quando elogiamos alguém de forma respeitosa, como por exemplo:''Ficas mesmo bem com essa roupa, complementa-te perfeitamente'', ou até ''Estás muito bonita hoje'', ''Fizeste algo ao cabelo?''. Quando passamos essa linha, para assédio é quando usamos um suposto elogio de maneira rude e nojenta, como ''Uau, grandes mamas'', ou quando alguém está a usar um decote ''Uau miúda, dava uma voltinha contigo''.



BEATRIZ:
Na minha opinião, um elogio, é um comentário ou uma observação favorável sobre determinada coisa, normalmente usado para evidenciar os aspetos positivos de alguém. Porém, ao contrário de um elogio, temos o assédio. Que é um comentário indesejado que só tem como objetivo incomodar.




GABRIELA:
Para mim, um elogio é quando alguém faz um comentário favorável a evidenciar algo, características ou atitudes. Assédio é quando há uma ''perseguição'' ou insistência com alguém, em relação, a algo que o ''alvo'' não quer fazer. Quando se quer forçar alguém a fazer algo que não queira. Utilizar argumentos/elogios ''porcos'', servem para deixar uma pessoa envergonhada e invadir a sua privacidade.



RICARDA:

Para mim elogio é quando alguém que nós conhecemos ou com quem lidamos, chega ao pé de nós e diz algo bom, algo que tenham reparado em nós e gostado, algo sobre a nossa personalidade. Assédio é completamente o oposto! É quando alguém te aborda de maneira ''grossa''. Chamarem-te jeitosa assim do nada ou a assobiarem. Alguém que não confies a tentar engatar-te, alguém que te chame nomes e que tu não gostes. Alguém que goste da maneira como estás vestida e só repare nisso.






3. Achas que é essencial reeducar a Sociedade, para que as Mulheres possam andar como querem na rua e sem medo? Que ações achas que seriam importantes por em prática para isto acontecer?

ANDREIA:
Penso que seja igual para qualquer mulher, mas seja qual roupa estivermos a usar, durante a noite ou durante o dia, mas em sítios mais escondidos o medo é horrível. Como tal, penso que deveríamos começar a educar as crianças e os adolescentes. Começar a educar os pensamentos deles, que ainda estão em crescimento, sobre a forma de tratar uma Mulher  de maneira a que não sintam medo de andar na rua ou, que tipos de comportamentos a ter quando vêm uma Mulher sozinha na rua. Por fim, ensinar as mulheres a não terem medo e a saberem defender-se.




BEATRIZ:

Sim! É essencial reeducar a sociedade, já chega de ter medo de andar sempre com receio que o pior possa acontecer. Acho que para esta reeducação acontecer deveríamos começar pelas escolas, com palestras e aulas educativas sobre a igualdade de género, feminismo, orientação sexual, e por aí fora.





GABRIELA:
Acho que não há nada que a sociedade possa fazer, na minha opinião ensina ninguém a assediar uma pessoa, tal como ninguém irá impedir ninguém de tal. Geralmente, parte da pessoa, do seu interior e da sua cabeça. Por mais que tentemos incutir algo, a pessoa pode escolher se quer aprender ou não.




RICARDA:

Penso que sempre vai existir alguém que te assedie na rua, que te julgue pela forma como ages e vestes-te, etc. Reeducar a sociedade ao implementar mais esses conceitos na escola, talvez seja uma forma de ajudar a que isto não aconteça com tanta frequência. Haver mais discursos, temas e debates, onde se possa discutir em escolas e faculdades.
Mas é algo que irá sempre acabar por acontecer, infelizmente.








4. O que fazer, caso, alguma Mulher anda na rua e um Homem passe por ela e diga: ''És um avião, punha a minha élice a funcionar contigo.'' É culpa dela e da maneira como se veste ou do Homem e das suas hormonas?

ANDREIA:
Acho que comentários como esses ''porcos'' nunca é culpa da Mulher. Ninguém pede por eles, mesmo se tiver nua. Temos de começar a aprender, que certas atitudes magoam alguém e que têm impacto e, que a nossa liberdade acaba por ser afetada. Se tu usas essa liberdade para fazer esse tipo de comentários vais contribuir para algo? Se não, não o faças! Ouvimos mais esse tipo de comentários virem de Homens, por os seus hábitos são mais rudes e a culpa nunca é da ''vítima''.



BEATRIZ:

Acho que se ouvisse tal comentário obsceno não iria reagir da melhor maneira, sendo que sou muito tempestiva e não admito qualquer tipo de assédio. A culpa é sempre do causador do desconforto do outro. Neste caso, do Homem, que decidiu comentar algo desnecessário. Sou da opinião que a culpa é sempre e somente do abusador e da sua mente controversa.




GABRIELA:

A Mulher deve ignorar, por mais difícil que seja. Caso seja perseguida e a tentem obrigar a fazer algo que ela não quer, deve sempre pedir ajuda!
A culpa não é da Mulher pois somos livres de usar e vestir o que bem queremos. Sentirmo-nos bem connosco próprias é o que interessa. A culpa é desses tarados que não respeitam uma única Mulher.






RICARDA:

Nuca é culpa dela! Ninguém pode ser julgado pela sua aparência ou qualquer coisa. A culpa aqui, parte por vezes, da forma como a pessoa que está a julgar foi educada. A má educação e o não acompanhamento dessas pessoas, ou até situações de má influência, acabam por fazer com que o Homem seja assim para a Mulher.





5. Deixa aqui o teu Recado.



ANDREIA:
O que digo sempre é que devemos, todos os dias, avaliar as nossas ações. Ter uma ação de assédio e magoar ou pôr outra pessoa numa situação destas, de desconforto, mesmo que nós não queiras estar numa parecida, então não devemos fazer isso se não gostamos que nos façam a nós. Quando fores a fazer ou a dizer algo  pensa assim: ''Eu gostava que me fizessem isto?'' ou ''Estarei a ser melhor pessoas?''.





BEATRIZ:
O assédio não pode ser algo normal do quotidiano de qualquer ser humano. Este tipo de situações são recorrentes, mas não lhe dão o devido valor e, deixa marcas numa pessoa. Chega de se ter um mudo surreal, chega de se ter preocupações no que se vestir para não ser comentada, chega de se ter momentos constrangedores! Eu digo basta ao assédio! Sou uma Mulher que nasceu numa sociedade Machista e Repressora, porém nasci com uma voz e um sentimento de revolução. E o melhor disto tudo é que sei que não sou a única e não estou sozinha!



GABRIELA:
Mulheres não se calem por medo, façam frente e tentem sempre dar a volta por cima, que sei bem que nem sempre é fácil. Mas não podemos dar-nos por vencidas, porque juntas somos mais fortes...
Agora um recado para os Homens... cresçam e reflitam nas vossas atitudes.







RICARDA:

Todos somos diferentes. Ninguém tem de gostar de tudo e nem julgar o outro com base no que vê.
O assédio é algo muito feio, tanto seja para Homem como para Mulher, não o devemos praticar, nem com quem conhecemos nem com quem desconhecemos.








Como a Nádia, vos referiu anteriormente, haverá sempre um Homem que fará o seu comentário anónimo, dando a sua opinião, sobre o assunto abordado. Hoje foi o assédio... Antes demais, quero pedir a todas as Mulheres, para não generalizarem tanto e dizerem que somos todos iguais, não é verdade!!!
Cada um tem os seus princípios e a sua maneira de pensar e, é óbvio que tudo isso acontece, quando nos dão educação em pequenitos. Concordo que a sociedade deva fazer algo para controlar um pouco isto, e que desde pequenos devemos ser ensinados a saber como tratarmos alguém, independentemente do nosso género, mas vou-vos ser muito sincero quanto a isso. Uma das coisas que mais aprendi, foi que podes dar uma ótima educação aos teus filhos e educa-lo com os melhores valores, mas no fim, depende da pessoa se quer aprender e adquirir todo esse ensinamento. Logo, tudo é circunstancial e um pouco aleatório, pois tudo depende da pessoa em questão. Contudo, não é desculpa para acontecer certas coisas, como vemos nos jornais ou de casos de pessoas conhecidas nossas. Felizmente, hoje o assédio é considerado crime e punível por lei, dando 6 meses a 1 ano de cadeia. Por isso está na hora, de certos Homens crescerem e perceberem que as Mulheres não são um objeto sexual, para satisfazer quando quiserem e precisarem.



Por fim, no meu instagram, fiz uma sondagem, incluindo Homens e Mulheres, entre os 17 a 26 anos, sobre vários aspetos a se considerar neste assunto. No total, foram 8 perguntas, a serem levadas a refletir sobre todo o tipo de ações e possíveis consequências entre dois indivíduos, neste caso, o abusador e a vítima.
Vamos, então, analisar os gráficos com muita atenção.


Tirem as vossas próprias conclusões e reflitam no que a Mulher passa no seu dia a dia, que já considera normal e parte da rotina.
Beijinhos




30 comentários

  1. Gostei muito deste artigo! De todas as opiniões sinceras, testemunhos realistas... de tudo. E de facto, às vezes pode ser dificil admitir mas sim ha mulheres que generalizam um pouco os homens, é verdade, mas eu pessoalmente tento não o fazer nessa matéria. Apesar disso, concordo com o que a opinião masculina diz :)
    Obrigada por me teres dado oportunidade de participar e esperemos que haja mais possibilidades :)
    Beijinhos e muita boa continuação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes demais, obrigada Ricarda por teres alinhado neste novo projeto e rubrica aqui no blog, fico, sem dúvida, bastante agradecida por ti e pelo teu esforço e dedicação.
      A verdade é, que muitas Mulheres generalizam pelas diversas e repetidas experiências que têm, e isso é deverás mau. Mas nada que não consigamos fazer.

      Beijinhos e mais uma vez, obrigada!

      Eliminar
  2. Ótima forma de abordar o assunto e tornar esse tipo de conversa o mais natural possível. O primeiro passo é a conscientização, e isso você está fazendo com louvor. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes temas têm de ser falados o mais natural possível, para realmente sermos ouvidas por todos!
      Obrigada pelo apoio minha querida Ana!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Já Soft bastante com assédio, por conta disso perdi uma oportunidade de trabalho, porque esses gerentes acham que quando nós arrumamos para ir elegante para uma entrevista de emprego é para eles admiraram e assediarem, queremos emprego ñ amantes.#prontofalei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser assediada já é mau, e pior fica se for no trabalho ou numa possível vaga de trabalho, mas acredita, compreendo perfeitamente pelo que passaste. Mas pensa, és melhor que isso.
      Vai em frente, és uma grande MULHER

      Beijinhos

      Eliminar
  4. infelizmente isso acontece demais! sao insultos nos objetificando em forma de "elogios"

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente Ainda sofremos muito com isso! Mas juntas somos mais fortes! Nós mulheres temos que nos unir e uma cuidar da outra para passar por essas situações.
    www.anneferreirablog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juntas somos fortes e há que espalhar a palavra de que somos capazes!

      Beijinhos Anne!

      Eliminar
  6. Oiee, acho que o que não pode acontecer de forma alguma é achar que as coisas são normais, que comentários na rua são normais, que assovios são normais. Cada um tem o direito de se vestir da forma que quiser, isso não dá liberdade para ninguém fazer nada com a pessoa ou qualquer outra coisa.
    Tenho fé que um dia vai melhorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de ter fé, esperança e lutar para que consigamos espalhar que nós MULHERES somos pessoas e temos de ser valorizadas.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Parabéns pelas tuas várias iniciativas, mas a sociedade recusa-se a mudar. O Machismo atinge homens e mulheres. Foram assim educados...
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie amiga!
      Antes demais, obrigada pelo teu feedback neste post! E sim, a verdade é que em parte a sociedade recusa-se um pouco a colaborar, mas nada que com a insistência não se consiga.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. parabéns pelo post maravilhoso!!
    é aquele tipo de post que a gente manda pras amigas e pra familia inteira
    sempre me incomodei com cantadas e ainda bem que hoje isso é visto com maus olhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras maravilhosas e cheias de carinho que me escreveste!
      É o tipo de comentário que faz o meu dia e que me dá motivação para continuar, obrigada.

      Beijinhos Milca

      Eliminar
  9. oi!
    Parabéns pelo seu post :D assédio é um assunto serio e merece ser amplamente discutindo. E infelizmente para alguns isso não é tão grave, mas para nós mulheres é horrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para nós MULHERES, sem dúvida é algo horrível e que acontece no nosso dia a dia.

      Beijinhos Joana

      Eliminar
  10. Infelizmente as mulheres passam por essas situações, homens acham que somos objetos, as mulheres precisam ser respeitada, muito bacana o seu post sobre esse assunto bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de mudar a maneira como os Homens nos olham, sem dúvida!

      Beijinhos Lucimar

      Eliminar
  11. Assunto maravilhoso abordem mais esse tema !!!!

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada por me teres convidado para participar neste projeto, vendo o post finalmente no ar, não consigo ficar mais orgulhosa do teu trabalho. É importante este tipo de iniciativas e principalmente quando são tão bem feitas como esta. Adoro tudo.
    Beijinhos,
    Throwalense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, por teres aceite o convite e teres disponibilizado do teu tempo para responderes Às perguntas. Sem vocês esta rubrica não seria possível.

      Beijinhos amiga

      Eliminar
  13. Nossa adorei seu post, muito importante e interessante.
    Um assunto que deve sim ser discutido, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela tua opinião Tamilia

      Um grande beijinhos!

      Eliminar
  14. Olha, já fui assediada ainda criança e não é nada legal.. temos que acabar com o machismo, mesmo que seja uma longa e demorada caminhada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caroline não é bonito nem fácil de se lidar com o assédio, mas é uma luta constante.
      Nada de baixar os braços, viu???

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Excelente matéria, a pesquisa é ótima, amei as entrevistas
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderEliminar

.