19/07/19

Romance ou Autoajuda? ''Uma Promessa para toda a Vida''







Oh Meu Deus! Eu nem tenho palavras para este livro. Nem sequer sei como fazer uma review deste livro, sem parecer daquelas fãs super obcecadas e estranhas, mas vou fazer todos os possíveis para que consiga afastar a minha veia de fascinada. Confesso, que me emprestaram 3 livros de Nicholas Sparks e, no início estava com receio de ler. Porque eu gosto de romance, mas não dos clássicos, ou seja, gosto de um fim onde não possa adivinhar qual é. Não gosto do habitual ''E viveram felizes para sempre'', gosto de histórias reais, com fins reais, algo que retrate a vida tal e qual como ela é, sem filtros! E aí está o meu problema... costumo não gostar dos livros deste género com bastante facilidade.
Mas Nicholas Sparks, conseguiu surpreender-me com este livro!

A primeira coisa que reparei, quando abri o livro, foi no  Prólogo. Onde diz que é uma história real sobre duas pessoas. Theresa Park e Jamie Raab. Logo descartei a hipótese do clássico e criei expectativas demasiado elevadas. Como já referi anteriormente nest post, eu apelo muito à leitura e ao fato de isto nos ajudar a sermos mais criativos e a fazermos a nossa própria história, principalmente se o livro for real e contribuir para vermos os nossos acontecimentos com outros olhos. E seria, completamente impossível, para mim, não falar deste livro depois de o ter lido e relido. Foi uma leitura que me fez olhar para a vida e para o amor, de modo diferente, fazendo com que o aprecie mais.
Mas será que estas expectativas foram correspondidas? Para descobrires tens de continuar a ler!

Alguns detalhes técnicos importantes:
Título Original: A Bend in the Road
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editora Presença
Ano de Publicação: 2001
Total de Páginas: 326

_________________________________________________________________________________________

No filme, fazia gestos para que Miles pousasse a câmara e fosse brincar com eles, mas, segundo recordava, nessa manhã sentira-se mais interessado em ser um simples observador. Gostava de os ver juntos;  gostava da sensação de estar a ver, sabendo que Missy amava Jonah de uma maneira que ele nunca tinha experimentado. Os seus pais não lhe tinham proporcionado muito afeto. Não eram maus, mas não se sentiam à vontade para expressarem emoções, mesmo em relação ao filho. E, com a mãe morta e o pai sempre a viajar, sentia que nunca os tinha conhecido totalmente. Por vezes, punha-se a imaginar o que lhe poderia ter acontecido se Missy não tivesse entrado na sua vida.

Derrepente viu Miles, e viu os seus lábios a mexerem-se para dizerem as palavras: - Adoro-te, mamã.
- Também te adoro - respondeu ela. - Sabendo que Jonah iria ficar sossegado durante uns minutos, Missy voltou a atenção para Miles.
_________________________________________________________________________________________


Nunca poderia esperar deste livro, tanta ação, tanto enredo, tanto detalhe e tanta admiração.
Foi um livro que me prendeu desde a primeira à última página, deixando-me estupefacta com cada ação. Sabes quando dás por ti a dizer: ''Oh Meu Deus, não acredito que isto aconteceu!!!' Bem... isto era eu, quando lia coisas que não estava nada nada à espera!
Confesso, ainda, que desde pequena e com os meus anos de leitura, era raro encontrar um escritor/a capaz de me fazer sentir como se realmente eu estivesse a viver a história e não apenas a lê-la. Porque conseguiam dar descrições tão lindas e tão detalhadas que me faziam desligar, completamente, do mundo real e, neste caso, trasportar-me para Baltimore em 1991.
A complexidade das personagens também me surpreendeu bastante. Pela perspetiva de Miles, conseguimos entender o que realmente sentimos com a perda de um familiar e um amor da nossa vida, como também conseguimos entender as diversas fases por que passamos até encontrarmos ''paz' nesses acontecimentos, ou o quanto ele não se queria apaixonar por Sarah, como também ultrapassar o facto de ter descoberto quem lhe matou a mulher.
Mas agora, gostaria de fazer uma breve sinopse, resumindo toda a história, da minha perspetiva e, avisar que talvez haja spoilers!






Este livro conta-nos o terrível e trágico acidente de Missy, mulher de Miles(que é ajudante do xerife) e mãe de Jonah. À medida que o enredo ia sendo narrado pela dor e perda sentida por Miles, este conta-nos, ainda, que fez uma investigação à parte do acidente, mesmo tendo sido afastado do caso. Cria assim, um dossier com todos os detalhes, imagens e todos os depoimentos recolhidos por ele.O mais impressionante é nos detalhes que descreve sobre o dia do acidente, desde à discussão que teve com Missy até ao encontro do corpo e da maneira como este se encontrava (tinha uma manta sobre o corpo, como quem estava a pedir desculpa pelo atropelamento e fuga). Entretanto, passado 2 anos e sem nenhuma descoberta, o caso é arquivado e uma nova professora aparece para dar aulas em Baltimore, Sarah de 26 anos. Há medida que esta ajuda seu filho, ambos se aproximam e conheçam a gostar verdadeiramente um do outro. Mas há um problema...
Mais tarde, Sarah, fica a saber que quem matou a Missy, mulher de Miles e com quem saia, tinha sido o seu irmão Brian Andrewns.



Quanto a todo o livro, fiquei estupefacta, com quem afinal tinha morto Missy.
 Nunca pensei que apesar de ser uma história real, pudesse mesmo acontecer. É daqueles acasos, que a vida nos prega e, que ficamos sem saber explicar como tudo acontece. Uma coisa é certa, eu fiz mesmo um resumo bem resumido, porque a história tem muitos detalhes e, achei que se contasse tudo perderia a graça para quem posteriormente quisesse ler. Aconselho vivamente a lerem, não só por tudo o que escrevi anteriormente, como também para poderem ler detalhes sobre cheiros, paisagens, tecidos e entre outros, que o autor dá e, que normalmente não conseguimos explicar o que estamos a ver e ou a sentir.
Falando da avaliação do livro e sendo o mais sincera possível, de 0-10, dou um 9, porque foi uma história surpreendente, capaz de captar a atenção de quem quer que esteja a ler e, com bastantes momentos de tensão.

Espero que tenham gostado deste review, como quanto eu gostei de ler este livro.
Estou sempre aberta a recomendações de livros para uma boa leitura e conhecimento de novos autores.
Viva à imaginação e à leitura.
Beijinhos meus anjos!










40 comentários

  1. os livros do nicolas sparks sao mesmo mt aclamados, adorei conhecer esse melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  2. O Nicholas Sparks arrasa nas obras né.. quando vou nas Lojas Americanas fico lendo pela capa e imaginando.. essa não conhecia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nicholas Sparks arrasa mesmo nas suas obras!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Um livro que ganha 9 com certeza merece atenção... A história é cativante e o realismo torna isso bem atraente
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ACREDITA! Comigo para ganhar uma avaliação de 9 é muito difícil, mas este sem dúvida, que mereceu!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bom o Nicolas tem essa Assinatura, não é mesmo, ou vc ama, ou vc não é muito fã... como é o meu caso... Apesar de ser uma história realmente cativante... Mas a vida é bem assim, cheio de coincidencias e nem sempre são as melhores... mas o amor supera tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Ou se ama ou se detesta as obras deles.
      Cada um com os seus gostos literários, mas sim, concordo contigo, o amor supera tudo!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. As duas fotos do post estão tão lindinhas *-* quis ressaltar isso hehe.
    Sobre o livro, eu nem tento saber quantos do Nicholas Sparks existem, pois eu ficaria doidinha. Parece que eu espirro, puft!, surge um livro novo do homem hahaha. Sinceramente, não tenho muita curiosidade por nenhum deles, pois não sou muito fã de romance (salvas as poucas exceções). Sobre o da resenha, apesar de parecer muito profundo, não sei se seria o tipo de leitura que me deixaria feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes demais, obrigada pelo elogio em relação às fotografias que compus e anexei neste post, realmente deram trabalho, mas amei o resultado final.
      O Nicholas Sparks têm muitas obras literárias escritas e lançadas e são mesmo muitos, nem vale a pena contar ahahah.
      Lá está, cada um com os seus gostos e, ainda bem que não somos iguais, apesar de eu também não gostar de romances clássicos, como referi anteriormente.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gosto demais desse escritor. Essa obra ainda não li, mas seu enredo parece ser fenomenal, aquele tipo de livro que não queremos largar a leitura. Anotei essa dica,pois estou fiquei bem interessado na história que parece ser muito emocionante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não o conhecia, até me emprestarem livros dele.
      Mas digo, que só por esta obra, que já amei.
      Veremos como serão as próximas leituras.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Os livros de Nicolas sempre surpreende os fãs, gosto de livros que prende e esse livro é um, gostei muito da capa é bonita , fiquei bem curiosa pelo livro do Nicolas obrigada pela dica do livro bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada!
      Lucimar, se alguma vez leres, depois da-me o teu feedback, sim?

      Beijinhos

      Eliminar
  8. ainda não li esse livro do nicholas mas ja fquei curisa pra ler os livros dele são tão bons me seguram na leitura ate a ulltima pagina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leres este livro, avisa-me, sim?
      Depois quero o teu feedback

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Apesar de não gostar muito desse tipo de livro, eu gostei muito da sua resenha, meus parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Olha, sendo bem sincera, eu não tenho nenhuma vontade de ler algo do Nicholas Sparks. O motivo nem é o conteúdo das obras deles (achei a premissa dessa até bem interessante), mas o fato de como pessoa o autor decepcionar demais. Sempre envolvido em polêmicas de preconceito =/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malu, gostos não se discutem e, esta tudo bem não gostares das mesmas coisas que eu. O principal, é partilharmos conhecimento e diversas perspectivas.
      Nesse sentido das polémicas e preconceitos, Nicholas Sparks leva o prémio, mas isso não define a escrita de uma pessoa e nem a sua vida profissional.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Eu nunca li nada do Nicholas Sparks e na verdade acho que nunca lerei. Não é o tipo de leitura que me chama a atenção. Já vi muita gente achando ruim comigo que eu disse isso, mas eu penso assim: eu tenho uma lista enorme de livros com enredos/sinopses que me chamaram atenção e que eu nunca dou conta de ler. Para quê eu vou ler um livro que a história não me desperta interesse? Não estou dizendo que o autor ou o livro são ruins, e nem poderia, afinal eu nunca li. Só não é algo que eu tenha vontade de ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Como já referi, num comentário anterior, a escrita de Nicholas Sparks tem uma particularidade, ou se ama ou se odeia. Nunca intermédio.
      Nem mais e, tens toda a razão! Se for para ler e gastar dinheiro, que seja, pelo menos, com livros que queiras muito mesmo ler, senão nem vale a pena.

      Eliminar
  12. Oi Nádia, boa tarde.
    EU li apenas um livro do Nicholas Sparks porque estavam a falar muito dele a época e me pediram opinião a respeito para indicação em sala de aula. Então lá fui travar contato com o estilo do escritor, que elaborou uma fórmula de best sellers que se repete em todos os seus livros. Histórias de amor, recheadas de muitos dramas e dificuldades, levando a um final diferente dos contos de fadas. Dificilmente há o famoso foram felizes para sempre, pelo contrário, em suas tramas nem sempre há espaço para final feliz. Em suas entrevistas ele afirma que é justamente o que as pessoas procuram e eu confesso que não acredito na afirmativa de "baseados em histórias reais".
    Bem, eu não gostei do livro que li dele e não o indiquei para leitura em sala de aula, mas entendo porque ele conquista tantos leitores. Primeiro pela fórmula simples. Todos adoram uma história de amor e todos gostam dos desafios de se viver uma história de amor. E é nesse ponto que eu me fasto porque não curto muito histórias previsíveis e açucaradas.
    Pronto, já fugi do seu post... onde você narrou todo o envolvimento com a leitura e isso é delicioso para quem trabalha com literatura. Acho que cada um deve ler o que gosta e lhe conduz a uma viagem. E acho que se lê Sparks hoje, amanhã vai ler outras coisas, ser seduzida por outros estilos e isso é o que importa.
    Ando um pouco sem paciência para a patrulha literária que anda a acontecer atualmente. Eu gosto mesmo é de saber que o outro está a ler e compreender o que motivou a leitura, conversar a respeito.
    Bacio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lunna, como estás?
      Antes demais, sempre achei ridícula essa tal fórmula que ele fez para produzir obras de best-sellers, mas será um assunto para discutir noutro post, que me dizes?
      É como te digo, eu dos três livros, que me foram emprestados dele, só gostei deste, por ser uma história real e a ter escrito de uma maneira diferente, comparando com as outras que li.
      Concordo contigo, quando escreves que cada um deve lê o que gosta e o que lhe produz um efeito de viagem a outra realidade

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Até hoje li um livro do Nicholas Sparks (Diário de uma Paixão) e fiquei com um sentimento dúbio de não gostar e gostar. Pelo que você descreve na resenha este outro livro é bem interessante, e me despertou a curiosidade de saber qual seria a minha reação e como ele narra um fato real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que, também li, essa obra dele e, sem dúvida, não foi uma leitura que gostasse muito, porém, esta sem dúvida, despertou muito a minha atenção.
      Beijinhos Andrea

      Eliminar
  14. Amiga, eu fico muito feliz por, no pouco tempo que nos conhecemos e até de certa maneira firmarmos parceria, ver como seu trabalho tem evoluído! Parabéns, viu?
    Sobre Nicholas Sparks, até comentei no seu Instagram que nunca li nada dele, mas até está nas minhas metas de leituras de autores que ainda não tive acesso a materiais, e ele é um deles. Ler seu trabalho aqui me deu ainda mais vontade, admito! Rsrsr!
    Para começar, eu queria ler "Querido John". Agora, "Uma Promessa Para Toda a Vida" acabou de entrar na listinha! Beijokas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, antes demais muito obrigada pelas tuas palavras mega calorosas, sabes bem que fazem o dia de qualquer pessoa que se esforce para evoluir e melhorar no seu trabalho! Cada vez mais, invisto o meu tempo, no meu humilde espaço e fico mega feliz por ver frutos e sentir-me cada vez mais realizada! Juro!
      Quando ao livro, sim é verdade. Comentaste no meu instagram, e acredita que gostei deste livro, porque não é um romance clássico, como há por aí muitos.
      E gostas de toda a produção visual? Acho que estou a chegar lá ahahah

      Beijinhos miga!

      Eliminar
  15. Eu adoro os livros do Nicholas Sparks e não conhecia esse ainda, achei a proposta dele bem interessante e fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderEliminar
  16. Achei interessante a sinopse, envolve o sentimento profundo da perda de um ente querido, mesclando com a descoberta de um novo amor. Fiquei curiosa com a leitura, parece ser uma história que toca na alma e envolve o leitor até a última página.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      Se leres, depois da-me o teu feedback, sim?

      Beijinhos

      Eliminar
  17. Se só de ler sua resenha ja gera emoção e curiosidade, imagino lendo o livro! Ja quero saber tudo que aconteceu! Ótima resenha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ótimo livro, na minha opinião!

      Beijinhos

      Eliminar
  18. Até hoje li apenas um livro dele, e não gostei...Desisti na metade...Minhas amigas dizem que é necessário dar uma segunda chance...Estou pensando, quem sabe não escolho esse livro...
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar uma segunda chance deves dar, mas se entretanto vires que não dá, também não insistas!

      Beijinhos

      Eliminar
  19. Achei muito interessante a sua resenha, deu até vontade de ler! Livros surpreendentes são os melhores, e o autor Nicholas Sparks tem um talento enorme na escrita. Obrigada pela indicação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, verdade ele tem muito talento.
      Andréia, se leres este livro, depois da-me a tua opinião e feedback sim?

      Beijikas

      Eliminar
  20. Olá, tudo bem Nádia?

    Eu gostei da publicação e resenha, ficou bem legal. Confesso que li Nicholas muitos anos atrás e mesmo com a experiência satisfatória que eu tive, acabei por ler outros livros de outros gêneros literários.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Comigo está tudo bem, obrigada e, contigo?
      Apesar de apreciar romance, prefiro outros géneros

      Beijinhos

      Eliminar

.