19/06/19

O livro que salvou a minha vida!



Infelizmente, o costume pela leitura, tem vindo a desaparecer de geração em geração. As pessoas deixaram, por completo, a imaginação de mundos paralelos para se ligarem cada vez mais à Era Digital. Como uma escritora portuguesa, que aprecio muito, sempre disse:  somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos. E isto para mim, resume bastante a vida e o que levamos dela. É por isso, que os livros sempre tiveram um grande impacto em mim, porque me permitem imaginar e criar.
Houve uma fase da minha existência (vamos assim chamar) em que simplesmente já não via o sentido que tinha a minha vida  nem que propósito tinha para continuar, foi um período bastante complicado! Até que, por magia, acreditem ou não, este livro veio parar às mãos. Como assim? Devem-se estar a perguntar. Na realidade, este livro foi oferecido à minha mãe, quando ela teve a sua recaída, pela primeira vez, de depressão. Nessa altura, todos os psiquiatras que a avaliavam não viam grande futuro para ela, todos nos diziam a mesma coisa, depois de uma semana de avaliação. Preparem-se para um funeral. Ela não vai aguentar muito tempo, os fantasmas perseguem-na como se as coisas ainda estivessem a acontecer, diziam eles. Por sorte, ela conseguiu ultrapassar tudo, com a minha ajuda e este livro perdeu-se. Foi mesmo isso! Nós procurávamos pelo livro e nada dele!
Porém, quando eu estava a recomeçar a ter a minha primeira recaída, este livro aparece, sei lá como, debaixo da minha almofada. E o pior de tudo, é que eu já tinha procurado aí e não estava e nunca dei fé dele ao deitar-me, estranho não? Bem... acho que nunca saberei ao certo o que aconteceu e prefiro assim.
Hoje quero-vos falar um pouco dele e da importância de o lerem, mesmo se estiverem numa boa fase da vossa vida, pois este livro fornecerá, a todos, uma perspetiva de olhares para a vida de uma maneira diferente!

Alguns detalhes técnicos importantes:
Título Original: O Futuro da Humanidade- A Saga de Marco Polo
Autor: Augusto Cury
Editora: Biblioteca 001
Ano de publicação: 2005
Total de Páginas: 317






Sinopse:
Na sala de Anatomia, os caloiros da Faculdade de Medicina ficam chocados ao encontrar o triste espetáculo de corpos sem identificação estendidos no mármore branco. Marco Polo, audacioso, quer desde logo saber a identidade deles e as histórias que teriam para contar...
É ao tentar descobrir algo mais sobre esses seres anónimos, desafio pelo seu Professor, que conhece Falcão, um filosofo sem-abrigo, um ''indigente inteligente'', que viveu com eles e o leva a conhecer o mundo de sonhos frustrados, futuros desfeitos e esperanças vãs de quem perdeu tudo. O jovem sonhador e o velho pensador vão, passo a passo, combatendo o preconceito contra as doenças mentais. E nessas aventuras, ele apaixona-se e revela que uma vez mais, tanto o amor próprio como o amor pelo outro, são das coisas mais importantes que devemos levar de cada lição. Afinal, tudo pode acontecer e saber ver o lado positivo é sempre solução. Marco Polo, fez muitas asneiras no seu estágio, no Hospital Psiquiátrico, mas no final, todos dão-lhe razão. A sua estratégia estava a resultar nos pacientes mais graves, onde os outros médicos não davam solução nem esperança.




Sobre o Autor:

É psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor. Desenvolveu a complexa teoria da Inteligência Multifocal, uma das poucas no mundo sobre o funcionamento da mente e a construção do pensamento. É investigador nas áreas da qualidade de vida e do desenvolvimento da inteligência e pensador conceituado em Psicologia e Filosofia.
O Dr., é conferencista em congressos nacionais e internacionais. Os seus livros estão publicados em mais de quarenta países e têm sido adoptados em universidades e utilizados em pesquisas e teses de pós-graduação em Psicologia, Sociologia e Ciências da Educação. Dirige o Instituto Academia de Inteligência, que dá formação a todos os interessados em expandir horizontes da mente, educar as emoções e melhorar a qualidade de vida.



Quanto ao livro posso dizer que, no princípio, o enredo estava-se a tornar um pouco aborrecido, porque tinham muitas expressões específicas de medicina e muitas descrições do ambiente ao redor do enredo principal, mas entretanto e à medida que a história avança as peripécias vão acontecendo e o livro começa a ficar com a pitada de sal que faltava para ser A HISTÓRIA. Na minha opinião e, apesar do autor não se considerar ser um autor de autoajuda, para mim fez com que eu tivesse uma perspetiva diferente das coisas e, de certo modo, fez-me perceber que nós encaramos um problema consoante a nossa vida, sendo que há pessoas bem piores que nós e nada tem de ser desvalorizado. Este livro, no final, acaba de uma maneira inesperada, o que me agradou.
Quanto à avaliação que dou ao livro, de 0-10, definitivamente é um 8, por tudo que já referi anteriormente e, aconselho vivamente a todos a lerem.

Espero que tenham gostado desta review e se quiserem dar sugestões de livros para eu ler, estou de mente aberta. Quanta mais imaginação melhor!
Beijinhos meus anjos!






24 comentários

  1. Adorei a indicação! Adoro o Augusto Cury. Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Amiga! Que linda a nova roupagem que está dando ao seu cantinho! Parabéns! E parabéns também por se resgatar através da leitura! É maravilhoso! Augusto Cury é incrível! Tenho alguns livros dele, mas mais voltados para a educação. Esse não conhecia. Eu também tenho um livro que me resgatou. Ganhei de uma pessoa que hoje até mesmo infelizmente não temos mais contato, por um motivo que quando descobri achei banal, de quando a gente vê que ela ambémt precisa de um resgate, sabe? Mas não vê. Uma pena!Mas eu sigo em frente, com meu coração feliz e consciente de que ela me ofereceu essa possibilidade, mesmo que nós não tivéssemos ideia disso na época. Eu sou grata por esse presente, e ela sabe disso, porque já fiz um post no blog sobre o tema, porque assim tive "click" de que era o momento de voltar para o mundo dos blogs. Então, eu a agradeço, mesmo que ela hoje não veja isso, por me abrir os olhos. Ah, o livro! Kkkk! É "O Ponto de Equilíbrio" de Christine Carter. Dizem ser autoajuda, mas não o vejo assim! Rsrs
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras Ana!
      Augusto Cury, passou a ser um dos meus autores nacionais predilecto, e estou ansiosa por ler ''Ditadura da beleza e a revolução das Mulheres'' dele também.
      Veremos o que sairá daqui.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. mt bacana msm conhecer mais sobre esse livro, eu sempre tive mt curiosidade em ler os livros dele, curti sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  4. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Esse Escritor é muito bom.
    Lamento dizer-te, mas tens uma alma penada no teu apartamento. Espera... Não lamento! muahahahaah
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Como é que sabes? Pode ser magia ahahah
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ainda não li esse livro mas, cheira-me que vai ser em breve!
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Tenho vários livros deste autor! A minha mãe devora-os e pelo o que ela diz são magníficos!
    Um grande beijinho,
    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já leste a Ditadura da Beleza, dele? Precisava de uma opinião acerca desse livro
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ler é maravilhoso!
    Eu sempre associei o autor a livros de autoajuda, não sei nem porquê, para ser sincera. Mas vejo falar bastante e isso tem despertado meu interesse em conhecer sua escrita.
    Gostei dessa indicação, que me deixou mais curiosa ainda. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Augusto Cury, nas suas palestras e nas sinopses dos seus livros, recorrentemente refere que não é um autor de autoajuda, mas ajuda significativamente as pessoas a olharem para a sua vida de maneira diferente. Eu adorei o livro.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Nunca li nada desse autor, mas ainda irei tirar um espaço para inserir alguma obra dele, pois ele é sempre citado em minhas reuniões, que me deixou bem curioso em querer conhecer suas histórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade lê. Ficarás com uma visão diferente sobre o mundo!
      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Eu só li um livro do Augusto Cury, "O Código da Inteligência". Gostei, mas achei um pouco cansativo e repetitivo. Gostei da sinopse desse livro mas confesso que não é o tipo de leitura que tem me chamado a atenção no momento. De qualquer forma, futuramente pretendo ler mais do Augusto Cury, até para formar uma opinião melhor sobre a obra dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero muito ler esse livro e ''A Ditadura da Beleza'', dele também.
      Se algum dia leres, dá.me a tua opinião, sim?
      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Confesso que já li alguns livros dele, mas, se tornaram uma leitura cansativa...Estou nos dando "um tempo"...Esse ainda não li!
    Obrigada pela indicação.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como refiro, nem todos gostam do mesmo tipo de leitura e, ainda bem que assim o é.
      Sinal de que não somos todos iguais e há diversidade!
      Beijinhos minha querida!

      Eliminar
  11. Nunca li nada desse autor mas confesso que tenho curiosidade. Actedito que suas obras devem ser mesmo inspiradoras e é bom saber que ajudam muitas pessoas em momentos difíceis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falo por mim, quando digo que amei esta obra. Confesso que no início, foi um pouco chato por causa de cada detalhe, mas quando a ação começou mesmo, não consegui parar.
      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Não conhecia o livro, mas só pela tua descrição de que te ajudou muito já quero ler!
    Ainda bem que o livro te ajudou na altura em que mais precisavas! Por vezes o universo parece que faz com que as coisas apareçam na nossa vida por um motivo e mesmo quando mais precisamos!
    Nunca li nada do autor, mas quero muito ler (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela!
      Para mim e, apesar do autor não se considerar ser de auto ajuda, para mim marcou-me. Sim às vezes, o universo é inexplicavel.
      Se leres da-me o teu feedback depois, pode ser?

      Beijinhos

      Eliminar

.