23/05/19

Entrevista a Ana Claúdia






Como sabem, um dos assuntos que mais gosto de abordar aqui no blog, é sem dúvida as entrevistas! Pois acho que ajuda o leitor, de um certo modo, a conhecer um pouco mais da personalidade da pessoa escolhida. Recentemente, entrei num grupo só de Bloggers e fiquei a conhecer pessoas, de diversos cantos do mundo. Não posso negar, que houve uma em especial na qual me identifiquei logo, com a sua personalidade e maneira de ser. Como já tinha ideias de retomar esta rubrica ao Pequena Desarrumada, e depois de uma conversa filosófica, com a pessoa, finalmente tive coragem de lhe fazer o convite, ao qual ela aceitou na hora.

O que falar, sem dar spoilers, sobre esta blogger e o seu cantinho?
Bem... ela faz parte da comunidade brasileira de bloggers e tem as suas lindas 42 primaveras, mas não se enganem! Quem fala com ela, repara logo no seu espírito jovem e aventureiro!
Sem me alongar muito, porque tenho receio de estar para aqui a escrever e a escrever e meio que estragar a entrevista com um início cheio de spoiler, vamos ao que interessa!
Hoje, a entrevista será feita à nossa querida Ana Claudia, blog do Café com Leitura e espero que gostem!












Ana, poderias falar-nos um pouco sobre ti?

Bom, chamo-me Ana Claudia, mas podem-me chamar de Ana, Claudia, Aninha... Sintam-se à vontade! Tenho 42 anos, moro em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Sou casada, mãe de Mylena, uma adolescente de 16 anos e minha colaboradora no blog.
Sou gestora, educadora, pedagoga, especialista em Gestão Educacional, Educação Infantil e Educação Tecnológica.
Retornei ao mundo dos blogs em Dezembro de 2017, quando decidi que faria o que realmente amo: ler e escrever! Com isto, colocamos as redes sociais (eu e a Mylena), entre Janeiro e Março de 2018, aos pouquinhos, o Projeto Café com Leitura Blog, que é a minha ''menina dos olhos''.
Atualmente também estou a escrever, assumindo-me como escritora e participando em algumas antologias com os contos: ''Amor na Rua do Ouvidor'', a antologia ''Amores de Outrora'', ''A Convenção dos Deuses'', do livro ''Crónicas Urbanas'' (ambos já lançados) e ''Amor de Verão (o mar... e o ar)'' e da antologia ''16 Textos ao Som de Vinicius de Moraes'', que está prestes a ser lançado.


Como começou a paixão pelo mundo online?

Tudo o que é diferente encanta-me! E a tecnologia dá-me a possibilidade de me conectar com pessoas de perto e de longe (como aconteceu contigo), de gostos e culturas parecidas e adversas à minha, o que, mais uma vez, me fascina. E o ''café'' tem-me presenteado com isto!











Já tiveste um blog antes, de foque educacional. Porque o apagaste?

Na verdade, embora eu ame a minha profissão, sentia que ainda não era sobre este nicho que eu queria encaixar-me e tratar sobre, sabes? Mas desfazer-me dele foi difícil. Tanto que o desativei muito tempo depois de parar de utilizá-lo. As coisas vêm no momento certo e, penso que este é o meu momento, com a leitura e a escrita. De uma certa forma, ainda trato de abordagens relacionadas à educação, através do incentivo à leitura, nas suas mais diversas vertentes, que é umas das metas do meu trabalho com o blog.


Que motivo te levou a criares um blog e com este nome?
Essa é fácil: amo leituras e o café... ah, é um amor que me completa!



A leitura tem de ter sempre café? 

Bom, pelo menos para mim sim! A minha filha, por exemplo, já prefere os chás, mas as xícaras e as canecas de café sempre me acompanham.












Achas que mesmo no mundo online há um pouco de machismo?

Olha, até pode ser, mas na minha interação com os blogueiros, editoras e autores, sempre vivencio o respeito pelo meu trabalho, sem merecer mais ou menos do outro. Sou tratada com igualdade de valor e coloco-me também nesta posição. Nós sabemos que há ainda sim, infelizmente, muito que lutar pelo nosso ''espaço ao sol'', mas também já alcançamos bastante. Para que a coisa continue a fluir, precisamos de ter consciência do nosso papel na sociedade, continuar a batalhar por esse espaço, para que cada vez fique cada vez mais sólido e, por favor, não nos permitamos ser diminuídas!
Somos tão boas quanto qualquer homem e precisamos de saber disso para termos base para reclamar pelos nossos direitos e, consequentemente, lutar por eles.


Até agora, quais foram as principais dificuldades sentidas para continuares com o teu trabalho?

A minha maior dificuldade, sem dúvida, é conciliar o meu tempo ao longo do dia durante as semanas, pois sou multitarefas!


Que assunto gostas mais de trabalhar e partilhar?

Eu amo falar sobre os livros que leio, interagir com os autores que divulgo os materiais e passar tudo o que conheço para o meu público-leitor. A minha ideia é propagar o meu amor pela leitura, seja nacional ou internacional.


Leitura essencial ou facultativa?

Leitura, sem sombra de dúvidas, é essencial! Através dela lemos melhor, escrevemos com mais habilidade e aprendemo-nos a expressar! Sem falar, que nos permite o conhecimento, a sua troca com as outras pessoas e viajar pela imaginação. Só nos faz bem!


A nível de parcerias, alguma vez sentiste que a pessoa com quem estavas a fazer a parceria, poderia eventualmente, prejudicar-te ou não levar o teu trabalho a sério?

Sim, uma vez, infelizmente.











Que conselho/s darias a quem quiser começar um blog ou que esteja desmotivado a continuar o seu?

Dizer que são apenas fantasias e floreios, isso não posso. Como disse, amo o que faço e identifico-me como tal. Tive a plena noção do nicho que queria atingir, no caso, a literatura. A partir daí, estudei e muito, sobre blogs, nichos,  domínios... Pesquisei muito sobre resenhas, sinopses e textos diversos. Não sou o tipo de pessoa que começa algo e não dá sequência, ou que faz apenas por fazer! Uma das metas do meu projeto é divertir-me com o que faço, porém, um ponto muito importante é a responsabilidade. Em pouco mais de um ano, virou um hábito postar.
No início, fazia apenas uma postagem por semana no blog. No instagram, diariamente, tudo a seu tempo. Visitei vários blogs, iniciantes e já conhecidos. E, como tu bem sabes, trabalho massivamente em divulgação. Então, digo que realmente não é fácil. Mas é o que eu amo!
Estou investindo porque vi que é o que eu quero e acredito. Para quem pensa como eu, digo para não desistir. É um trabalho gradativo, mas que penso em fazer valer a pena. Isto é algo individual e aquele que tem dúvidas deve pensar bastante antes de entrar nessa rotina.


Apesar de estarmos num século onde temos tudo à distância de um clique, achas que isso distingue e ou dificulta o trabalho de um Blogger a de um Youtuber? Porquê? Que ferramentas achas que se poderia utilizar para melhorar isso?

Penso sim, claro, na facilidade ao acesso a todo o tipo de informações. Entretanto, ressaltando a questão da consciência que, na maioria das vezes, lidamos com outras pessoas apenas por detrás da tela do computador, ou seja, requer cuidado redobrado! Sobre distingui e/ou dificultar o nosso trabalho, como disse na pergunta anterior, vejo como algo muito pessoal.
Ouço muito o meu marido a dizer que o ''crescimento é individual'' (fala dele), e concordo. Acredito que a distinção, reconhecimento e respeito naquilo que fazemos seja um reflexo do nosso desempenho. Essa é a melhor ferramenta, na minha humilde opinião.




E assim acaba a entrevista à nossa querida Ana! Espero que toda a informação retida aqui, vos ajude não só na vossa vida profissional como na pessoal também. Acima de tudo, queria-vos trazer um conteúdo especial e de um nicho diferente ao meu, que neste caso é o de literatura.
A Ana é uma pessoa que transmite uma vibe super positiva e esta sempre pronta a ajudar, seja no que for e, a ela só tenho que agradecer por toda atenção dada e prestada e também pela disponibilidade para esta pequena grande conversa.
Espero que tenham gostado e... numa próxima entrevista, quem gostavam de ver a ser entrevistado numa conversa mais descontraída?
Um beijinho e até amanhã 


Texto publicado por:
Nádia Matos, a autora

20 comentários

  1. Ana Claudia é uma mulher de garra, de fibra e muito talentosa. Nao poderiam ter feito essa entrevista com uma pessoa melhor. Parabens!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!!👏🏻👏🏻✨✨

      Eliminar
    2. A Ana realmente é uma pessoa que transmite energias positivas!

      Eliminar
  2. Bela entrevista,parabens a Ana pelo lindo blog...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata!!!💖🥰✨👏🏻

      Eliminar
    2. Obrigada, tudo isto serviu para mostrar que o trabalho dá frutos💖

      Eliminar
  3. Que trabalho lindo!!! Quero agradecer a você, querida Nádia, pela credibilidade em mim e no meu trabalho diante do "Café"! Estou muito feliz com esse trabalho belíssimo! E você, saiba que pode contar comigo! Senti uma vibração linda e iluminada entre nós!
    Grande beijo de gratidão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço por teres disponibilidade para responderes às perguntas! És uma pessoa e mulher incrível, sem sombra de dúvidas💖
      O mesmo te digo eu, podes contar comigo em tudo o que precisares e poderes ajudar!
      Beijinho grande de gratidão e mais uma vez obrigada! 💖💖💖

      Eliminar
    2. Muito feliz e grata pela singela homenagem! Obrigada por tantas palavras gentis e sinceras!

      Eliminar
    3. Não tens de agradecer de nada, foi do coração mesmo!

      Eliminar
  4. Amei essa entrevista! Muito inspiradora!!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu acompanho esse blog. Conheci em grupos de blogueiros no Facebook. Acho bem legal!

    Foi ótimo conhecer mais um pouco da autora!


    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostas do café com leitura?
      Eu adoro conhecer cada canto da Ana!
      Aproveita e segue o meu blog!

      Eliminar
  6. Tudo tão bonito! Obrigada pelas palavras carinhosas!

    ResponderEliminar
  7. Que entrevista linda!! A Ana é uma pessoa linda, minha amiga e parceira!!!
    Sou encantada com seu trabalho!!
    Parabéns pelo post!!

    bjs
    Fernanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua opinião Fernanda! Ainda bem que se nota a minha dedicação ao meu contigo e concordo e muito contigo! A Ana é uma pessoa excepcional
      Aproveita e segue o meu blog, ajuda imenso!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    A Cláudia é um ser muito lindaaaaa. amei conhecê-la melhor.
    Fico tão feliz que o grupo esteja a dar frutos tão bons!
    Beijokitaz (da Falsa)




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grupo está a dar muitos frutos, sim senhora ❤❤

      Eliminar

.